Sustentabilidade

 

 

 

 

 

As ações sustentáveis de preservação do meio ambiente têm ganhado cada vez mais espaço em discussões, principalmente no setor industrial, devido à necessidade evidente de reverter os impactos negativos causados pela atividade da indústria. E aqui na CDA não é diferente, confira o que fazemos.

Nosso parque fabril segrega, identifica, classifica, acondiciona e encaminha seus resíduos, Classe I e Classe II A e B, seguindo os rigorosos padrões exigidos pelas legislações (federal, estadual e municipal), inclusive com a designação de um Comitê de Gestão Ambiental (CGA), para coordenar e fiscalizar as ações relacionadas à preservação do meio ambiente, e atender as resoluções, atualizações e demais desdobramentos das literaturas técnicas pertinentes, a fim de minimizar, mitigar e/ou neutralizar os possíveis impactos ambientais gerados  pelo empreendimento.

 

Parte dos resíduos Sólidos Classe II (recicláveis) são coletados, segregados, identificados, e comercializado para empresas de reciclagem, aquecendo o comércio e indústrias de reciclagem local. Os não recicláveis, (resíduos orgânicos) também são segregados, identificados, quantificados e recolhidos pela autarquia municipal e destinado ao centro de tratamento de resíduos urbanos.

 

As instalações fabris contemplam sistemas de captação pluvial composto de coletores situados na cobertura do galpão, o reservatório possui capacidade de 200.000 litros no qual reutiliza-se para uso não potáveis e irrigação paisagística.

 

Os banheiros sociais são compostos por controladores do fluxo de água nas torneiras e descarga com opção de fluxos de água gerando uma redução de 30 % no consumo.

 

Empenhados na redução do consumo, alterou-se o projeto do sistema de pré-tratamento dos perfis da linha de pintura que antes contemplava um consumo de 5 m3 por hora e atualmente consome-se apenas 0,6 m3 por hora, além da expressiva redução do consumo, ressalta-se a menor geração de efluente.

 

No processo produtivo foi realizada a alteração no sistema de alimentação dos tanques de lavagens, constituintes do sistema de pré-tratamento dos perfis da linha de pintura reduzindo o consumo de 5000 Litros/ hora para 600 Litros/hora.

Todas as unidades do Grupo CDA realizam a coleta seletiva de resíduos e o correto descarte para a minimização dos impactos no meio ambiente.

 

 

Ressaltamos que 100% do alumínio que é rejeitado em nossos processos são reciclados.

 

 

Todos os materiais de embalagem como papel, plástico, madeira e sucata metálica são encaminhados para as unidades de reciclagem.

O nosso alumínio passa por uma gestão de cuidadosa dos seus recursos naturais, começando com a produção de alumínio usando 68% da energia a partir da hidrelétrica, usando processos de reciclagem.

 

 

Durante o dia, a indústria contempla um projeto de iluminação natural onde opera-se na ausência de iluminação artificial.

 

 

Nossos processos de aquecimento nas linhas de extrusão e pintura utilizam GLP como fonte de energia alternativa.

Prioriza-se a saúde, o bem estar, integridade física e mental de todos os seus colaboradores, terceiros e visitantes mediante a implantação de políticas de segurança, treinamentos e fornecimento de todos os EPI’s e EPC’s adequados aos riscos oriundo dos processos industriais.