Nosso parque fabril realiza uma gestão abrangente de resíduos, segregando, identificando, classificando e acondicionando os resíduos Classe I e os de Classe II A e B, em conformidade com as normas federais, estaduais e municipais.
O Comitê de Gestão Ambiental (CGA) é designado para coordenar e fiscalizar as ações voltadas à preservação do meio ambiente, alinhando-se com as legislações e atualizações técnicas.
Uma parcela dos resíduos Classe II (recicláveis) após os devidos processos é comercializada para empresas de reciclagem, contribuindo para impulsionar o comércio e as indústrias locais de reciclagem. Os resíduos não recicláveis, principalmente os orgânicos, são segregados, identificados, quantificados e recolhidos pela autarquia municipal, sendo direcionados para o centro de tratamento de resíduos urbanos. Essas práticas visam minimizar, mitigar e neutralizar os possíveis impactos ambientais, demonstrando o compromisso do empreendimento com a sustentabilidade.
Nosso parque fabril realiza uma gestão abrangente de resíduos, segregando, identificando, classificando e acondicionando os resíduos Classe I e II A e B conforme normas legais.
O Comitê de Gestão Ambiental (CGA) coordena e fiscaliza ações ambientais alinhadas às legislações.
Parte dos resíduos Classe II (recicláveis), após os devidos processos é comercializada para empresas de reciclagem, impulsionando o comércio e indústria local. Os não recicláveis são recolhidos pela autarquia municipal para tratamento. Essas práticas visam diminuir impactos ambientais, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade.
O galpão possui um sistema de captação pluvial com reservatório de 200.000 litros, reutilizando água para fins não potáveis e irrigação. Nos banheiros sociais, a instalação de controladores reduziu o consumo em 30%. No sistema de pré-tratamento da linha de pintura, houve uma expressiva diminuição no consumo de água de 5 m³/h para os atuais 0,6 m³/h, além de uma redução significativa na geração de efluentes. No processo produtivo, a alteração no sistema de alimentação dos tanques de lavagem reduziu o consumo de água de 5000 litros/h para 600 litros/h.
Em todas nossas unidadades praticamos a coleta seletiva de resíduos e o correto descarte para a minimização dos impactos no meio ambiente.
Ressaltamos que 100% do alumínio que é rejeitado em nossos processos são reciclados. Além disso, todos os materiais de embalagem como papel, plástico, madeira e sucata metálica são encaminhado para a unidade de reciclagem.
O alumínio que produzimos passa por uma gestão cuidadosa de recursos naturais, utilizando 68% de energia proveniente de hidrelétricas e incorporando processos de reciclagem. Durante o dia, a indústria adota um projeto de iluminação natural, operando na ausência de luz artificial. Além disso, em nossos processos de aquecimento nas linhas de extrusão e pintura, optamos por utilizar GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) como fonte de energia alternativa.
Visamos sempre o bem-estar, a integridade física e mental dos colaboradores, terceiros e visitantes. Isso é alcançado por meio da implementação de políticas de segurança, realização de treinamentos e fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) em conformidade com os riscos provenientes dos processos industriais.
A CDA Metais é certificada pelo selo Alennium, certificação de sustentabilidade para produtos fabricados com alumínio de baixo carbono da Companhia Brasileira de Alumínio. Mais do que isso, o selo Alennium agrega valor a toda a cadeia produtiva, pois comunica de maneira transparente aos consumidores, que sua obra tem compromisso com o meio ambiente.
A Companhia Brasileira de Alumínio produz seu alumínio com 100% de energia proveniente de fontes renováveis e emite apenas 2,56 t CO2e/t alumínio na sua etapa de eletrólise, onde o alumínio primário é produzido, enquanto a média mundial é de 12,8 t CO2e/ t alumínio segundo o instituto internacional do alumínio (IAI)