O que são esquadrias?

As esquadrias são basicamente elementos usados para o fechamento de um “vão”, ou seja, um espaço vago. Então, onde tiver uma porta ou janela, existirá também uma esquadria. Logo, toda casa ou prédio em obras, uma hora ou outra, acabará precisando de uma esquadria, pois ela é um dos itens mais importantes de uma obra, podendo variar até 18% do custo de uma construção de alto padrão.

Mas nem todas as esquadrias são iguais, elas podem possuir formatos, tamanhos e materiais diferentes, até mesmo seu modo de abrir são diferentes em alguns casos. Porém, a principal que falaremos hoje, é a de alumínio.

Confira a seguir as vantagens e suas principais características:

– Vedação;

– Acabamento moderno;

– Ventilação e Iluminação;

– Demarcação de ambientes;

– Integração de ambientes;

– Extremamente durável;

– Não enferruja.

Essas são algumas das muitas vantagens que as esquadrias proporcionam a um construção, e é por isso que com o passar do tempo elas conquistaram um grande espaço também na decoração, deixando de serem lembradas apenas como necessidade e proteção, mas também como design, pois é preciso imaginar o grande impacto que esquadrias mal planejadas poderão causar na aparência final de um projeto, influenciando diretamente tanto na fachada da construção, quanto internamente.

Já em questões de desempenho, as esquadrias precisam, obrigatoriamente, ter algumas condições principais (Vide ABCIC,1991), como por exemplo:

– Estanqueidade da água;

– Estanqueidade do ar;

– Resistencia a pressões (cargas);

– Bom comportamento acústico;

– Resistencia à manuseio.

Fora isso, lembre-se que as esquadrias também devem seguir algumas especificações técnicas, independentemente do tipo de material (Vide ABNT NBR 10.821), as exigências dos usuários do local e serem adequadas a composição arquitetônica do projeto.

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>