Loading...
CDA Metais

Mercados / Segmentos

BENS DE CONSUMO

Bens de Consumo

Os consumidores sempre ávidos por novidades sempre tiveram produtos duráveis feitos com alumínio e, graças às características próprias do metal, sempre atendendo as novas exigências de durabilidade e proteção contra intempéries.

Isso explica a permanência do alumínio como componente ou principal matéria-prima de uma extensa relação de bens de consumo, sem contar com o apelo visual e de design arrojados.

Fonte: ABAL Associação Brasileira do Alumínio

AUTOMOTIVO E TRANSPORTES

Automotivos e Transportes

O setor automotivo e de transportes é o maior consumidor de alumínio no mundo. Chapas, folhas, perfis, forjados e fundidos de alumínio derivam cada vez mais soluções eficientes para essa indústria.

Graças as suas propriedades e características, o alumínio está presente em praticamente todos os sistemas e componentes utilizados na fabricação de veículos mais leves, menos poluentes e com melhor desempenho.

Produzir meios de transporte econômicos, com baixas taxas de emissões de CO2 e elevada reciclabilidade são objetivos hoje em todas as montadoras do globo, pressionadas pela dependência do petróleo, ameaça das mudanças climáticas e pelos novos hábitos dos consumidores.

Fonte: ABAL Associação Brasileira do Alumínio

CONSTRUÇÃO CIVIL

Construção Civil

O alumínio na construção civil é sinônimo de beleza, longevidade, modernidade e inteligência construtiva. Produtos como esquadrias de alumínio, painéis de revestimento, fachadas envidraçadas, estruturas de alumínio para coberturas, estruturas de alumínio para fechamentos laterais, divisórias, forros, box, utensílios para a construção, formas de alumínio para paredes de concreto, andaimes, escoras telhas, entre tantas outras soluções são facilmente montados e manuseados nos canteiros de obras e dão um toque de sofisticação, funcionabilidade e bom gosto aos empreendimentos.

Duráveis e resistentes às intempéries, os produtos de alumínio têm vida média acima de 40 anos e proporcionam um excelente acabamento – pintado ou anodizado.

Não é difícil entender porque o alumínio é o material ideal para empreendimentos sustentáveis, sendo largamente aplicado como solução nos chamados “green buildings”. Ele é infinitamente reciclável e traz vantagens em ecoeficiência, uma vez que, aliado a outros materiais, propicia um ótimo padrão de isolamento térmico e, por isso, contribui para a economia no consumo de energia elétrica. Importante destacar também que o alumínio permite inúmeras possibilidades arquitetônicas que favorecem o melhor aproveitamento da iluminação natural.

Fonte: ABAL Associação Brasileira do Alumínio

INDÚSTRIA ELÉTRICA

Indústria Elétrica

É através de fios e cabos de alumínio que as concessionárias transportam energia elétrica por todo o país. Só o alumínio une boa condutividade elétrica e excelente resistência mecânica com extrema leveza. Diferenciais que se revertem em maior capacidade de transmissão de energia, resistência a altas temperaturas sem perda de propriedades físicas e muita economia na montagem, manuseio e manutenção dos sistemas.

É por isso que o alumínio é hoje material número um para aplicação nas linhas subterrâneas e aéreas, de transmissão, subtransmissão, distribuição e também em cabos para-raios que protegem os sistemas. Com peso específico significativamente inferior aos outros metais, o uso de cabos de alumínio para transporte de corrente elétrica reduz o peso nas estruturas de sustentação, minimizando o custo das redes com menores investimentos e menos manutenção.

Fonte: ABAL Associação Brasileira do Alumínio

EMBALAGENS

Embalagens

Inovações, tecnologia e serviços têm garantido a forte expansão das aplicações do alumínio no setor de embalagens, seu maior mercado consumidor. No mundo e em especial no Brasil, o mercado vem consumindo folhas e laminados em escala crescente na embalagem de produtos farmacêuticos, cosméticos e higiene, de limpeza, bebidas e produtos alimentícios.

O crescimento significativo da capacidade instalada de produção de laminados no País deve-se ao crescente consumo de latas de alumínio para bebidas, um sinal de confiança dos consumidores e de sucesso sem precedentes em termos de solução para o mercado de embalagens.

Fonte: ABAL Associação Brasileira do Alumínio

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Máquinas e Equipamentos

No segmento de máquinas e equipamentos, as características de leveza, elevada condutibilidade térmica e resistência à corrosão do alumínio são essenciais nos trocadores de calor e aquecedores solares; bem como na fabricação de ferramentas para a mineração, em tubulações para a agricultura e indústria; em máquinas de impressão e têxteis, entre outros.

Na indústria química e na medicina, o alumínio é bastante empregado em cilindros para gases, vasos de reação, tubulações e tanques de estocagem e criogênicos. A condutibilidade elétrica aliada à leveza do alumínio favorece sua aplicação na indústria de transformadores, solenóides, relés, capacitores, condutores e outros componentes, em chassis eletrônicos, bases de lâmpadas. No setor gráfico, o metal é ainda largamente utilizado em chapas litográficas para impressão.

Fonte: ABAL Associação Brasileira do Alumínio

ALX
Allog
Starminas
Total Ink
BNDES

Desenvolvido por: Sarro Comunicação e Publicidade - Todos os direitos reservados